Archive for maio, 2009

Fórum Popular PErmanente da PEssoa Idosa de Curitiba e REgião Metropolitana se reúne nesta terça feira dia 26 para falar sobre Meio Ambiente

segunda-feira, maio 25th, 2009

folder-fpppi-maio-2009

18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial: Participe da Programação

quarta-feira, maio 13th, 2009

18 de Maio

Dia da Luta Antimanicomial

Programação:

À partir das 10 hrs– Panfletagem Informativa. Praça Santos Andrade.

– 14 hrs– Encontro de usuários de Saúde Mental . ANF100 da UFPR (Edifício Dom Pedro I)

– 16 hrs– Debate no ANF 100 da UFPR (Edifício Dom Pedro I)

  • Os ideais da luta e construção docoletivo no Paraná

(Dione Menz-Psicóloga, enfermeira. Professora da Escola Técnica da UFPR e da Faculdade Evangélica do Pr, participante do Coletivo da Luta Antimacicomial-Pr).

  • A Reforma Psiquiátrica no município de Santo André-SP

(Décio de Castro Alves-gestor Saúde Mental Santo André)

  • A LutaAntimanicomial na perspectiva dos usuários

(Paulo Michelon-Representante Fórum Gaúcho de Saúde Mental)

POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS!

PARTICIPE DESTA LUTA!

Coletivo da Luta Antimanicomial do Paraná

Contato: (41) 3262-1340

Data: 18/05/2009

antimacomial-2009

Ministro da Cultura discute no dia 12 de maio Reforma da Lei Rouanet com grupos populares no Rio

terça-feira, maio 5th, 2009

Produtores culturais, artistas reconhecidos, fundações e empresas privadas, grandes empreendimentos de cultura, já emitiram publicamente suas opiniões, questões e divergências em relação a proposta de mudança da Lei Rouanet. Mas o que pensam os grupos populares de cultura? Como a opinião destes também chega aos meios de comunicação de massa?

Para isso a Rede Circo do Rio de Janeiro e a FASE estão promovendo um bate papo entre o Ministro de Estado da Cultura Juca Ferreira e os circos, grupos, coletivos e agentes populares de cultura, que cotidianamente produzem arte e cultura mas se inserem em outros contextos sociais.

O encontro é fruto de compromisso, publicamente assumido pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira, com integrantes da Rede Circo do Rio de Janeiro durante seminário sobre a reforma da Lei Rouanet, organizado pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro.

O bate papo com o Ministro Juca Ferreira será realizado no próximo dia 12 de maio (terça-feira) às 14 horas, sob a lona de circo do Crescer e Viver, e terá como tema: “Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura: dirigismo ou democracia cultural?”.

Para o evento estão sendo convidadas organizações públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, artistas e intelectuais com atuação em diversos bairros, comunidades e municípios da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, mas a entrada é aberta à todos os interessados no tema.

Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura: dirigismo ou democracia cultural?

Bate Papo do Ministro da Cultura Juca Ferreira com o circo e grupos populares de cultura do Rio de Janeiro

Terça-feira – 12 de maio de 2009.

Lona de Circo Crescer e Viver

Rua Benedito Hipólito, s/n – Praça Onze – Rio de Janeiro/RJ

(estacionamento entre estação do Metrô e o Sambódromo)

Saúde Mental e Cultura em Niterói

segunda-feira, maio 4th, 2009

A Secretaria municipal de Saúde de Niterói tem agora um Ponto de Cultura chamado “Alice, prepara o gato”. O projeto tem o objetivo de expandir suas atividades e oferecer oficinas de fotografia e cinema, não só para os pacientes atendidos pelo Programa de Saúde Mental, como também para a comunidade ligada aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O Ponto de Cultura funciona no Caps Álcool e Drogas Alameda (Caps-AD), no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, e é dedicado às pessoas portadoras de transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Desde 2004, este serviço oferece aos seus pacientes o acesso à linguagem audiovisual e capacitação técnica para a efetiva realização dos filmes.

Na cerimônia de inauguração, que deve contar com a presença do secretário de Saúde de Niterói, Luiz Roberto Tenório, será apresentado o material produzido no primeiro semestre de funcionamento: uma exposição fotográfica e três curtas-metragens, totalmente concebidos e realizados pelos participantes das oficinas de fotografia e cinema realizadas no “Alice, prepara o gato!”.

No ano de 2005, a Oficina de Imagem do Caps-AD foi escolhida pelo Ministério da Cultura, entre milhares de projetos de todo o país, para se tornar um Ponto de Cultura.

AMPLIAÇÃO – Nos dois últimos anos, o Programa de Saúde Mental de Niterói ampliou seus serviços, criando dois Caps específicos, um destinado exclusivamente para usuários de álcool e drogas, e outro de atenção psicossocial, dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes.

Fotografias e filmes

O Ponto de Cultura é a principal ação do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, denominado “Cultura Viva”, que tem objetivos de ampliar e garantir acesso aos meios de criação, produção e difusão cultural, potencializando energias sociais e ampliando a capacidade de apropriação criativa do patrimônio cultural pelas comunidades e pela sociedade.

A localização do CAPS AD Alameda é:
Alameda São Boa Ventura 129
Fonseca / Niterói
(21) 27185803
[email protected]
Coordenação: Elisangela Onofre

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Alameda responsabiliza-se pelo cuidado da atenção integral da clientela usuária de álcool e outras drogas. Desenvolve os seguintes projetos:

Projeto de Inclusão Produtiva:

Geração de renda através das oficinas de Mosaico e Papel Artesanal.

Intervenção Territorial:

Ponto de Cultura “Alice, Prepara o Gato!”, através das oficinas de Cinema e Fotografia.

Assistência:

Atendimento individual multiprofissional, acolhimento aos familiares, grupos e oficinas terapêuticas (TO) de Livre Criação, Corpo e Dança, Encontros Musicais dentre outras.

Prevenção:

Projeto de Redução de Danos nas comunidades junto ao Programa Médico de Família .

Os projetos do CAPS-AD Alameda, promovendo a inserção social, articulam diferentes recursos. Sem restringir-se ao campo da saúde, suas atividades são direcionadas contra os estigmas e preconceitos em relação ao álcool e outras drogas.

Fonte: Jornal O Fluminense

mais informações: Roda das Artes