Parteira tradicional de Pernambuco dará palestra em Taubaté SP

Eu, Angélica Varejão, membro do coletivo Soylocoporti, estou grávida do meu segundo filho, João Iacamin de 37 semanas e meia. Tive a oportunidade de conhecer a parteira Dona Prazeres de PE durante a estada da minha família (companheiro Gustavo e filho Otto Yamandu) em João Pessoa, na Paraíba. Primeiramente conheci algumas mulheres tremendamente gratas que tiveram seus filhos nas mãos desta parteira, depois vim a descobrir que estava grávida e então conhecê-la pessoalmente.

Maria dos Prazeres de Souza, enfermeira-parteira tradicional de Jaboatão dos Guararapes (PE)  é liderança das parteiras, reconhecida como Mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura e possui experiência de mais de cinco mil partos já realizados.

Estará em Taubaté SP para fazer o meu parto, e terá alguns momentos de fala para expandir sobre a importância do parto não só normal, mas natural como proteção da vida.  Também explanará neste dia sobre o movimento das parteiras no Nordeste do Brasil.

Dona Prazeres é uma pessoa que veio a este mundo com esta missão e a realiza com muito amor, tranquilidade  e confiança.

Ter uma pessoa segura e confiante no momento do parto é essencial para que tudo se desenrole da melhor maneira possível.

Outra figura muito importante é a doula, auxiliar de parteira, que faz esta ponte entre a parteira e a parturiente (quem está dando a luz), e deve ser uma pessoa de extrema confiança e sintonia.

No meu caso, esta pessoa é Lívia Mello, com a qual já havia tido contatos iluminados anteiormente e calhou perfeitamente de eu a escolher como doula e ela escolher acompanhar meu parto, sincronicamente, mostrando assim que estamos no caminho certo.

A fala de Dona Prazeres e Lívia em Taubaté SP terá como tema:

“RETOMADA DA TRADIÇÃO DO PARTO NATURAL: RESISTÊNCIA NA PRESERVAÇÃO DA PARTEIRA E DA VIDA”

acontecerá na abertura da reunião mensal do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Taubaté (Comdef-Taubaté)

TerçaFeira – 30/08/2011.

no Solar Municipal dos Conselhos de Taubaté, situado na Av. Dr. Emílio Winther nº 785, Centro Taubaté – SP.

às 09:00 horas.

Veja o folder:

folder – Comdef 30.08.11

Para quem quiser assistir algumas reportagens em rede aberta realizadas com Dona Prazeres e outras parteiras, veja os links abaixo:

http://www.sesctv.org.br/destaque.cfm?id=5791&destaque_id=4

http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/saude/2011/06/30/VID,22644,4,62,VIDEOS,879-ESTUDO-TENTA-RESGATAR-CONHECIMENTO-HISTORICO-PARTEIRAS.aspx

Leave a Reply