Parte do coletivo Soylocoporti

Quanto mais pontos de vistas, melhor fica a visão para o mundo

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Apôitchá promove atividade de valorização da consciência negra através Novembro Negro em Lucena-Paraíba

A APÔITCHÁ – Organização Não Governamental – está localizada na cidade de Lucena, situada no litoral norte, a 50 km de João Pessoa, Capital da Paraíba. Nesta cidade litorânea, cheia de belezas naturais, onde o acesso é feito por transporte marítimo de balsa do município de Cabedelo atravessando o Rio Paraíba em seu encontro com as águas do mar ou pela estrada rodoviária PB-025 pelo transporte intermunicipal com paisagens de extensos canaviais e coqueirais, passando pelo mágico portal de Bambus é que chegamos à cidade de Lucena.

 Apôitchá promove atividade de valorização da consciência negra através Novembro Negro em Lucena Paraíba

Adentrando-se mais na mata, seguindo “O caminho dos cajus amarelos” e que se chega no Castelo Encantado da Apôitchá, guardado pelos beija-flores e recebendo a luz ao abrigo da “A Roda do Sol”.

O nome APÔITCHÁ se deve a uma expressão local do caboclo lucenense que quer dizer “a pois tá”, que assim como o nº 8 é pronunciado pelo caboclo como “oitcho”, o “a pois tá” também é pronunciado como “Apôitchá” para dizer por exemplo “Apôitchá certo, Amanhã tô lá”. Como símbolo de valorização da cultura popular, a expressão local deu origem a sigla APÔITCHÁ – Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental.

Dentre diversas ações que são desenvolvidas na Organização, as quais podem ser conferidas no sítio www.apoitcha.org, está em destaque o Novembro Negro.

Como maneira de despertar a sensibilização da sociedade para a raiz negra presente em todos nós e a celebração do mês de novembro como mês da Consciência Negra, Acontecerá no dia 20 de novembro, dia da consciência Negra o evento chamado Novembro Negro.

cultura de nois cartaz atuai ok1 722x1024 Apôitchá promove atividade de valorização da consciência negra através Novembro Negro em Lucena Paraíba

Divulguem para seus contatos e dentro do possível: compareça! Vale a pena ver que, apesar de muitos serem brancos ou pardos, todos tem na raiz a negritude que pode se manifestar, que pode se valorizar, que pode revolucionar.

texto e imagens captados do site www.apoitcha.org

share save 171 16 Apôitchá promove atividade de valorização da consciência negra através Novembro Negro em Lucena Paraíba
Deixe um comentário





Blog integrante da rede Soylocoporti