Fórum Social Mundial: Aldeia da Paz promove reunião entre Pontos e Pontões de Cultura

FSM, Aldeia da Paz, 31 de janeiro.

Às 16h aconteceu uma reunião entre vários Pontos e Pontões de Cultura do Brasil inteiro promovido pela Aldeia da Paz. Contando também com a presença de Zonda Bez do Minc e Henrique Crasto da TV Brasil, todos os pontos e pontões presentes (cerca de 20 pontos e 10 pontões) colocaram seus pontos positivos e negativos encarados no andamento dos projetos. Angélica e Guti do Coletivo Soylocoporti, proponente do recém conveniado Projeto Pontão de Cultura PAraná Kuai Tema estavam presentes. Uma troca de experiência riquíssima, principalmente para quem está começando!

Foi apontado que a capacitação em mídia livre é um ponto a ser trabalhado em muitos Pontos de Cultura, sendo assim, um ponto negativo atualmente. A burocracia para utilização da verba foi identificada também como ponto negativo para todos. “A sociedade civil deve se organizar, criar seus CNPJs para poder pleitear estas licitações e cartas convites, caso contrário quem deveria prestar este serviço vai ficar de fora”, afirma Zonda.

Pontos positivos mencionados na reunião foram: culturas locais fortes, participação da comunidade, geração de renda e equipe organizada.

Um exemplo de Pontão que está dando muito certo é a Caravana Cultura Viva, que viaja o Nordeste do Brasil promovendo oficinas e atividades para os Pontos de cultura.

A Caravana Cultura Viva, também chamada de Caravana Arcoiris por La Paz já existe há mais de 15 anos, porém agora vem desenvolvendo o trabalho de pontão de cultura. Esta Caravana está presente no Fórum Social mundial e lá organizou a Aldeia da Paz, local onde os acampados vivem em coletividade, praticando a culinário comunitária, permacultura, compostagem, entre outras atividades. As mais relacionadas com o Pontão de Cultura são a tenda Arte, onde as pessoas aprendem diversas habilidades artísitcas e circenses e também a produtora colaborativa da Aldeia, onde as pessoas podem gravar clipes, fazer vídeos, criar sites para os artesãos exporem suas obras, entre outras atividades de valorização cultural. A aldeia foi apresentada por Verônica, membro da Caravana Arcoiris, a todos participantes da reunião.

Após conhecer a Aldeia, Henrique Crasto da Tv Brasil não saiu de lá: permaneceu na produtora, socializou seus materiais e equipamentos, acompanhou a produção de um videoclipe e afirmou se sentir em casa: “Isso não parece ser real! REalmente outro mundo é possível!”, afirmou.

Acesse os links e conheça mais o trabalho da Produtora Colaborativa, da Aldeia da Paz, da Caravana Aroiris, da Tv Brasil e do Projeto Pontos de Cultura do Minc:

Produtora Colaborativa sendo decorada pelos participantes da Aldeia

Site da Aldeia da Paz

Vídeo sobre o Pontão Itinerante Cultura Viva

Sobre os pontos de Cultura

TV Brasil – A única rede de TV pública Brasileira

Programa Ponto Brasil: Programa da Tv Brasil colaborativo dos pontos de Cultura.

Leave a Reply