Fórum Mundial de Midia Livre abre debate sobre a hegemonia da informação pelas grandes companhias de comunicação

Começou hoje o Fórum Mundial de Mídia Livre em Belém do PArá.

Mesa

Mesa

O FMML, que antecede o Fórum Social Mundial, inicia nesta manhã com debates sobre a importancia do midialivrismo no combate da hegemonia da informação. Muitas reflexões foram levantadas durante as mesas de discussão. Por exemplo, você já parou para pensar….

– que as notícas apresentadas num telejornal de grande audiência são dadas como verdade por grande parte de seus expectadores, ou seja, este espaço de comunicação se torna uma poderosa máquina de formação de opnião…

– que esta “crise” que estamos passando pode ter sido primeiramente “anunciada” na grande mídia alarmando demissões em massa por grandes indústrias antes desdes locais a sentirem efetivamente…

– que mesmo não havendo notícia “quente” para aquele dia, alguma coisa vai ter que ter na capa do jornal…

– ou seja, que notícais quentes podem ser “fabricadas” através da valorização midiática de qualquer fato (ex: um acidente de trânsito, um violência contra a mulher, etc.)

– que, todavia, se o mesmo fato acontecesse no mesmo momento em que há uma grande cobertura de maior ibope (evento, tragédia, etc..) , provavelmente este primeiro fato apareceria de maneira muito infíma ou não apareceria nos notíciarios…

– que a linguagem utilizada pelos grandes telejornais se apropriam de termos e entonações de voz dando ares catrastróficos dentro de um mesmo padrão proprocionando, assim, uma hipnose coletiva para quem assiste, tornando essas pessoas com comentários parecidos a um rio de lamentações nos levando acreditar, por exemplo, que o sistema se tornou capitalista não temos saída, que a crise não poderia ser evitada, assim como fenômenos da natureza…

– que as grandes mídias dificilmente colocarão no ar notícias que possam ameaçar sua hegemonia ou despertar a reflexão sobre ela… ou seja, elas raramente fomentarão o debate sobre mídia livre…

– que se não fosse a verba pública, grande empresas midiáticas (REde Globo, REvista VEja, entre outros) não sobreviveria por 6 meses…

Para e pense. Comece a avilar suas fontes de notícias. Vale a pena perceber em que mídia você está antenado!!
Estas reflexões e muitas outras estão sendo despertadas e debatidas no FMML. Leia mais no site: http://forumdemidialivre.blogspot.com/

4 Responses to “Fórum Mundial de Midia Livre abre debate sobre a hegemonia da informação pelas grandes companhias de comunicação”

  1. diego disse:

    Angélica,

    Deixo aqui uma reflexão do sociólogo Pierre Bourdieu, (citado por Eric Hobsbawn no livro a ¨Era dos Extremos¨) que diz muito sobre a mídia e nosso tempo.

    ¨As manifestações bem-sucedidas não são necessariamente as que mobilizam o maior número de pessoas, mas as que atraem maior interesse entre os jornalistas. Exagerando apenas um pouco, poder-se-ia dizer que cinquenta sujeitos inteligentes que conseguem obter cinco minutos na TV para um happening bem-sucedido podem produzir um efeito político comparável ao de meio milhão de manifestantes.¨

    Com base nisso e na realidade que vivemos, percebemos que muitos eventos importantes, como o próprio FSM, causam menos impactos na sociedade do que imbecilidades como o BBB.

    Por uma midía democrática em que a sociedade civil organizada decida como a quer ver representada em suas telas e rádios. Abaixo a ditadura midiática e a atual construção distorcida de uma realidade social no imaginário popular!!!

    Abraços,
    Diego Canhada (enfim descobri qual é seu blog!)

  2. […] No site http://soylocoporti.org.br/, representantes de Curitiba que fazem parte do Coletivo Soylocoporti, colocam no ar desde o dia 23 de janeiro seus “diários de bordo” a respeito de tudo o que está acontecendo no Fórum Social Mundial 2009. Já participam de atividades que antecedem a abertura do Fórum, como por exemplo, o Fórum Mundial de Mídia Livre. Os debates giram em torno da importância do midialivrismo no combate da hegemonia da informação. Veja mais aqui: […]

  3. brisabeijaflor disse:

    Ótima contribuição, Diego!!! Falou e disse! É esse tipo de debate mesmo que o FMML trás. Essa questão dos cinquenta inteligentes x uma manifestação numerosa é uma importante reflexão que nos ajuda a entender e motivar programas como o CQC que tem cunhos de denúncia com pitadas de humor, fazendo como que atinja não só um grupo de expectadores mais engajado, mas desabroche uma sementinha naqueles que foram pegos desavisados querendo apenas dar umas risadas…
    Abração forte
    Angélica

  4. Michele disse:

    Pq as pessoas assistem Faustão? Pq? PQ?????

    Todos deveriam ter o direito de transmitir o que quiserem. Inclusive a Globo. Inclusive eu.

    Todos deveriam ter o direito a assistir o que quiserem. Qual foi a última vez que um filme bom passou na TV? Não lembro. E era dublado.

    Faz tempo que não assito TV. Queria que as notícias e os programas veiculados nos canais abertos me fizessem falta. Mas não fazem. Saímos da “temporada Natal”, agora “verão nas praias”, em breve “carnaval”.

    Eu quero um canal de TV para mim. Pq não?

    Adorei o post Angélica!
    Beijão,
    Mi.

Leave a Reply